terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dê-me tudo!



     “A vida cristã é diferente, mais difícil e mais fácil. Cristo diz: Dê-me tudo. Eu não quero um tanto do seu tempo, tanto do seu dinheiro, tanto do seu trabalho. Quero você. Eu não vim para atormentar o seu ego natural, mas para matá-lo. Meias medidas não trazem nenhum bem. 

     Eu não quero podar um galho aqui e outro ali, mas quero derrubar a árvore inteira. Entregue todo o seu ego natural, todos os desejos que você julga inocentes, bem como os que você julga iníquos – todo o seu ser. Eu lhe darei um novo eu. “Na verdade eu lhe darei o meu próprio eu; a minha vontade se tornará a sua vontade.”

(C. S. Lewis)


    Quão difícil está, nos dias atuais entregarmos tudo ao Senhor, ou melhor, nos entregarmos completamente a Ele.
     Na realidade o: “negue-se a si mesmo tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:22) está cada dia mais difícil. A busca por status, dinheiro, a tão sonhada estabilidade financeira, a família, os amigos, o lazer, a vida social, as viagens... tantas coisas têm tomado o nosso tempo e têm impedido de que nós sejamos totalmente de Deus.
    Dar tudo ao Senhor, é dar a nossa vida. No momento em que a nossa vida é entregue nas mãos do Senhor, não são mais as nossas vontades que falam mais alto, não são mais os nossos desejos e sonhos, são os desejos e sonhos do Senhor, nós já entregamos tudo a Ele. Agora a vontade de Deus é quem nos domina.
     Viver Cristo, viver no centro da vontade Dele é viver priorizando o reino de Deus. Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. Se doar por completo. Dar tudo, tudo, tudo a Deus. Na verdade morrer por completo para o mundo e para nós mesmos e nascer para Cristo. E nesta nova vida, existe uma glória que não se compara a nossa espera, por este ato de amor para com o Senhor o céu será a nossa maior recompensa!
     Sou todo Teu Senhor!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O coração desidratado

  

  Corações desidratados enviam mensagens desesperadas. Temperamentos ríspidos. Ondas de preocupação. Uma fera rugindo de culpa e medo. Você acha que Deus quer que sua vida seja assim? Falta de esperança. Falta de sono. Solidão. Ressentimento. Irritabilidade. Insegurança. Esses são avisos. Sintomas de um coração profundamente seco.
     Cuide de sua alma como cuida de sua sede. Beba um gole. Absorva a umidade. Inunde seu coração com uma boa quantidade de água. O que o H2O pode fazer pelo seu corpo, Jesus pode fazer por seu coração. Como água, Jesus vai aonde não podemos. Ele não precisa de suas direções, mas de sua permissão. Como água, Jesus não entrará a menos que seja "sorvido". Ou seja, devemos nos render à sua soberania. Beba profundamente e com frequência. E do seu interior fluirão rios de água viva.

Autor: Max Lucado
Livro: Quem tem sede venha

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Isso sim é Fé!




Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 
(Salmos 23:2)


Se em cristo estivermos e se as suas santas palavras estiverem em nós, viveremos na plenitude dessas palavras, ditas pelo salmista Davi.
O nosso amado Senhor, nosso Pai zeloso, incomparavelmente amoroso, guia-nos mansamente a águas tranqüilas. Descansar no Senhor é estar deitado em pastos verdejantes diante de águas tranqüilas. Isso sim é Fé!
Águas tranqüilas e pastos verdes são lugares de descanso, de fartura, de vida... Este lugar enche os nossos olhos de beleza, invade os nossos ouvidos com a música do céu, e nos traz o aroma suave da paz.
Se estivermos vivendo em Fé nos dias atuais, então estamos vivendo neste lugar. Se não estamos neste lugar é porque não estamos vivendo em Fé. A Fé segue na contramão do desespero, da angústia, da incerteza, da dúvida, da turbulência que sua mente possa estar. Por mais que você clame ou declare a palavra, você só estará agindo em Fé se você estiver descansando no Senhor.
O Pastor de ovelhas mais ilustre da bíblia descreve perfeitamente este lugar, pois era o lugar ideal para que as suas ovelhas pudessem descansar. O salmista Davi se coloca no lugar de ovelha, onde o pastor é o criador de todo o universo e, louva ao Senhor declarando aquilo que só quem tem Fé no Pai celestial pode e viver declarar:

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.”

Isso sim é Fé!
Fé é declarar em meio à dificuldade que está descansando em pastos verdes.
Fé é ter a certeza que mesmo em meio à guerra o Senhor guia-nos, mansamente, a águas tranqüilas.
Fé é não deixar que nada que aconteça externamente abale o nosso interior.
Mesmo que fora de você esteja acontecendo uma tempestade de problemas, o seu interior estará descansando em pastos verdejantes diante de águas tranqüilas. Isso sim é Fé no Senhor! 


domingo, 19 de agosto de 2012

Qual aroma o seu jardim está exalando?


     Nós somos como jardins fechados. O homem transformado pelo Espírito Santo é como um jardim fechado, manancial fechado, fonte selada. Cantares de Salomão 4:12 faz alusão a esta definição.
     Quando aceitamos beber da água que o Senhor Jesus nos oferece, automaticamente somos transformados e do nosso interior começam a fluir rios de águas vivas (João 4:14), o nosso interior é impactado por correntes de águas que começam a jorrar sem parar e essas águas produzem vida transformando o nosso interior em um jardim secreto de Deus.
     Este maravilhoso jardim de Deus, que é o nosso interior, tem um jardineiro chamado Espírito Santo. Ele é expert em deixar o jardim exalando os mais agradáveis aromas que você possa imaginar. Mas o problema está justamente nessa questão: qual aroma o seu jardim está exalando? 
     Existem muitos cristãos que não só estão sem exalar nem um aroma como estão exalando um mau cheiro. São frutos apodrecidos no chão da alma; são plantas secas no chão do jardim; árvores desgovernadas sem polda, sem forma...os rios que regam o jardim do Senhor estão poluídos por lixos que são lançados diariamente. Muitos cristãos têm dado o acesso ao seu jardim a qualquer um, menos ao dono, ao jardineiro fiel, ao Espírito Santo de Deus.
     O nosso interior é como um jardim secreto aonde apenas e exclusivamente o Espírito Santo deve ter acesso para cuidar, passear. Se este jardim estiver bem cuidado por Ele, certamente vamos exalar o perfume de Cristo. O aroma que sairá dele será agradável, não só as narinas de Deus, mas as narinas das pessoas que nos cercam.
     Quanto mais tempo o Espírito Santo passear no jardim mais belo ele se tornará e quanto mais próximo de você as pessoas passarem mais belas elas se tronarão, porque a presença de Deus é transformadora e contagiante. 
     Deixe o Espírito Santo cuidar do seu jardim e a sua vida nunca mais será a mesma. O seu interior deve ser morada Dele. Com certeza você se tornará uma pessoa mais linda, perfumada e contagiante, pois o Senhor é exatamente assim.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Preencha seu dia com a graça do Senhor



     Ontem você pisou na bola. Falou o que não devia, pegou a rua
errada, apaixonou-se pela pessoa errada, reagiu de forma inadequada.
Falou quando deveria ter escutado, se apressou quando deveria ter
esperado, julgou quando deveria ter confiado, entregou se quando deveria
ter resistido.
     Ontem tudo deu errado. Mas você terá muitos outros dias como
esse se deixar os erros de ontem afetarem sua atitude de hoje. As
misericórdias de Deus se renovam a cada manhã. Receba-as. Aprenda uma
lição com a floresta Cascade do Estado de Washington. Algumas das
árvores de lá têm mais de cem anos, ultrapassando a expectativa de vida de
cinqüenta a sessenta anos. Uma árvore cheia de folhas data de sete séculos
atrás! O que faz a diferença? Chuvas diárias e abundantes mantêm o chão
úmido, as árvores molhadas e os relâmpagos fracos.
     Relâmpagos afetam você também. Trovões de lamentações podem
paralisá-lo e consumi-lo. Reaja a eles com chuvas da graça de Deus e com
doses diárias de perdão. Uma vez por ano não basta. Uma vez por mês é
insuficiente. Chuviscos só uma vez por semana deixam você seco.
Nevoeiros esporádicos deixam-no sem energia. Você precisa se renovar
todos os dias. 
     
"Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos
consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. 
Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!"
                                                                         (Lamentações 3:22,23).


Por: Max Lucado (Todo dia é um dia especial)




quarta-feira, 30 de maio de 2012

A fidelidade de Deus



A fidelidade de Deus

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas 
necessidades em glória, por Cristo Jesus" Filipenses 4.19.
A fidelidade de Deus nunca dependeu da fidelidade de seus filhos. Ele é fiel 
mesmo quando não o somos. Quando perdemos a coragem, Ele não a perde. 
Ele fez uma história sem usar pessoas, apesar das pessoas. 
Quer um exemplo? O alimento para as cinco mil pessoas. É o único milagre, 
além daquele do final da semana, recordado nos quatro Evangelhos. Por que 
os quatro escritores acharam que valia a pena repetí-lo? Talvez quisessem 
mostrar como Deus não desiste, mesmo quando o seu povo o faz. 
Quando os discípulos não oraram, Jesus orou. Quando os discípulos não 
viram a Deus, Jesus viu. Quando os discípulos estavam fracos, Jesus estava 
forte. Quando os discípulos não tiveram fé, Jesus teve. 
Acho, simplesmente, que Deus é mais forte que as nossas fraquezas. De 
fato, penso que é a nossa fraqueza que revela quão forte é Deus. 
Deus é fiel mesmo quando os seus filhos não o são. 
  
Max Lucado

Notas:  
Extraído do livro Ouvindo Deus na Tormenta

sábado, 26 de maio de 2012

Está tudo consumado!

     
     Se passarmos a vista rapidamente nesta expressão não perceberemos nada demais, apenas as últimas palavras de um homem agonizando na cruz declarando o seu fim. Para os religiosos de plantão mais uma declaração de Jesus em meio a dor dizendo que a missão foi cumprida. Mas para àqueles que verdadeiramente foram libertos pelo Espírito Santo graças ao sacrifício de Jesus Cristo no Calvário, essa expressão tem um universo de significados que preenche as nossas vidas de alegria e paz.
     No caminho do gólgota o Senhor estava cumprindo o que escrevera o profeta Isaías. Uma profecia "cá pra nós" que qualquer homem não queria para sua vida. Sem tirar ou acrescentar um ai, o Senhor se fez cumprir o que estava escrito: " Certamente, Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca." (Isaías, 53:3-7). 
     Após essa sessão de tortura o Senhor declara: "Está tudo consumado!" (João, 19;30), Aleluia por isso! Em outras palavras o Senhor estava declarando:

  • Estão todos curados;
  • Estão todos restaurados;
  • Estão todos redimidos;
  • Estão todos purificados;
  • Estão todos livres do pecado.
     Agora as portas do inferno não mais prevalecerão sobre a igreja do Senhor! (Mateus 16;18)
       A partir daquele momento nós passamos a ter livre acesso ao trono do pai, pois o véu que nos separavam foi rasgado de alto a baixo. (Marcos 15;38)
         Está tudo consumado!
         Agora a vida que você possui é eterna!
         Está tudo consumado!
         Agora, nada poderá nos separar do amor de Cristo! (Romanos 8:35-39)
         Está tudo consumado!
    Agora, temos uma mansão celestial a nossa espera! (João 14:2; Apocalipse 21:2; Apocalipse 21:16-27, 22:1-5)
         Maranata! Ora vem Senhor jesus! 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Coração partido, fé remendada


A névoa do coração partido. É uma névoa escura que dissimuladamente aprisiona a alma e aparta a fuga
fácil. É a nuvem pesada que não honra hora nem respeita pessoa. Depressão, desencorajamento,
desapontamento, dúvida... todos são companhias desta horrível presença.

A névoa do coração partido desorienta nossa vida. Ela faz com que seja difícil ver a estrada. Ofusque suas
luzes. Limpe o pára-brisa. Diminua a velocidade. Faça o que você quiser, nada ajuda. Quando esta
névoa nos cerca, nossa visão é bloqueada e o dia de amanhã está longe para sempre. Quando esta
escuridão nos cobre, as palavras mais profundas de ajuda e de esperança são frases vagas.

Se você alguma vez foi traído por um amigo, você sabe o que eu quero dizer. Se você alguma vez foi
largado por um cônjuge ou abandonado pelo pai ou pela mãe, você viu esta névoa. Se você alguma vez
colocou uma pá com terra no caixão de uma pessoa amada ou manteve vigília ao lado de uma pessoa
querida, você também reconhece esta nuvem.

Se você já esteve nesta névoa, ou está agora, pode ter certeza de uma coisa – você não está só. Até
os capitães dos mares mais salgados perderam seus rumos por causa do aparecimento desta nuvem
indesejável. Como o humorista disse, “Se corações partidos fossem comerciais, todos nós estaríamos na TV.”

Pense nos últimos dois ou três meses. Quantas pessoas com o coração partido você encontrou?
Quantas almas feridas você atestou? Sobre quantas histórias de tragédia você leu?

Minha própria reflexão é racional:

A mulher que perdeu seu marido e filho em uma estranha destruição do carro.

A encantadora mãe de três filhos que foi abandonada por seu marido.

A criança que foi atingida e morta por um caminhão de lixo que passava quando ela descia do ônibus
escolar. Sua mãe, que estava esperando por ela, assistiu à tragédia.

Os pais que encontraram seu filho adolescente morto na mata atrás de sua casa. Ele se enforcou em
uma árvore com seu próprio cinto.

A lista continua mais e mais, não é? Tragédias nebulosas. Como elas cegam nossa visão e destroem
nossos sonhos! Esqueça quaisquer expectativas grandiosas de alcançar o mundo. Esqueça quaisquer planos
de mudar a sociedade. Esqueça quaisquer aspirações de mover montanhas. Esqueça tudo. Apenas me ajude a atravessar a noite!

O sofrimento dos que estão com o coração partido.

Vá comigo por um momento testemunhar o que talvez tenha sido a noite mais nebulosa na história. A
cena é muito simples; você irá reconhecê-la rapidamente. Um bosque de oliveiras desfiguradas. O
terreno com grandes pedras amontoadas desordenadamente. Uma cerca baixa de pedras. Uma noite
muito escura.

Agora, olhe para dentro da cena. Olhe minuciosamente através da folhagem escura. Vê aquela pessoa?
Vê aquela figura solitária? O que Ele está fazendo? Derrubado no chão. O rosto manchado com sujeira
e lágrimas. O punho socando a terra dura. Os olhos arregalados atônitos de medo. O cabelo emaranhado
com suor salgado. Aquilo é sangue em Sua testa?

É Jesus. Jesus no Jardim do Getsêmani.

Talvez você tenha visto o retrato clássico de Cristo no jardim. Ajoelhado ao lado de uma pedra grande.
Com uma toga branca como a neve. As mãos tranqüilamente dobradas em oração. Uma aparência de
serenidade em Seu rosto. Uma auréola sobre Sua cabeça. Uma luz do céu iluminando Seu cabelo
marrom dourado.

Agora, não sou artista, mas posso dizer uma coisa para você. O homem que pintou este quadro não usou
o evangelho de Marcos como padrão. Olhe o que Marcos escreveu sobre aquela noite dolorosa.
Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui
enquanto vou orar”. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse

“A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”. Indo um pouco
mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: Aba,
Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu
queres”. Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, ele disse a Pedro, “você está
dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito
está pronto, mas a carne é fraca”. Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras.
Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o
que lhe dizer. Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: “vocês ainda dormem e descansam? Basta!
Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se e
vamos! Aí vem aquele que me trai!” 1
Olhe para aquelas frases. “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal”. “Indo um pouco
mais adiante, prostrou-se e orava”.

Isto parece uma cena de um Jesus santo descansando na palma de Deus? Dificilmente. Marcos usou um
quadro preto para descrever a cena. Vemos um Jesus lutador, tenso e agonizante. Vemos “um homem de
dores”. 2 Vemos um homem brigando com medo, lutando com compromissos, e ansiando por alívio.

Vemos Jesus na névoa de um coração partido.

O escritor de Hebreus escreveria mais tarde, “Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações
e súplicas, em alta voz e com lágrimas, Àquele que o podia salvar da morte”. 3

Cara, que retrato! Jesus está sofrendo. Jesus está na fase do medo. Jesus está encoberto, não em
santidade, mas em humanidade.

Da próxima vez que a névoa o encontrar, você faz bem em lembrar de Jesus no jardim. Da próxima vez
que você pensar que ninguém entende, releia o décimo quarto capítulo de Marcos. Da próxima vez que
sua auto-piedade o convencer de que ninguém se importa, faça uma visita ao Getsêmani. E da próxima
vez que você perguntar a si mesmo se Deus realmente compreende a dor que impera neste planeta
poeirento, ouça-o suplicando entre as árvores desfiguradas.

Aqui está o meu objetivo. Ver que este Deus se preocupa com nosso próprio sofrimento. Deus nunca foi
mais humano do que nesta hora. Deus nunca esteve mais perto de nós do que quando Ele sofreu. A
Encarnação nunca foi tão satisfeita como no jardim.

Como resultado, o tempo gasto na névoa da dor poderia ser o maior presente de Deus. Poderia ser a
hora em que nós finalmente veríamos nosso Criador. Se for verdade que no sofrimento Deus é mais como
o homem, talvez em nosso sofrimento possamos ver Deus como nunca antes.

Se você está à deriva na névoa do divórcio, lembre-se: este momento de sofrimento pode ser o mais
perto que você alguma vez chegará de Deus. Olhe cuidadosamente. A mão que se estende para guiálo
para fora da névoa poderia muito bem ser uma mão perfurada.

1 Marcos 14:32-42

2 Isaías 53:3

3 Hebreus 5:7

Itálico do Max

Guia de estudo
- Pense em alguns corações partidos que você conheceu. Eles foram em direção da cura?

- Seu coração foi partido? Isso fez com que você se separasse de Deus? Se sim, o que o trouxe de volta a
um relacionamento com Ele?

- Leia Isaías 53:3. A quem o texto se refere? Você pode relatar sobre o seu coração partido?

Max Lucado

Notas:
Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques Almeida
Texto original extraído do site www.maxlucado.com
Fonte: www.irmaos.com/maxlucado/?id=993

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Assim Mesmo


Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.

Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.

Seja gentil, assim mesmo.

Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.

Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.

Seja honesto assim mesmo.

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.

Construa assim mesmo.

Se você tem Paz e é Feliz, as pessoas podem sentir inveja.

Seja Feliz assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.

Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja que, no final das contas, é entre você e DEUS.


Nunca foi entre você e as outras pessoas.

  
(Madre Tereza de Calcutá)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Bíblia Sagrada, o manual não lido!

Você tem muitos questionamentos acerca da vida? Leia o manual de instrução e siga os passos.

                            
    

     Imagine um aparelho celular moderníssimo, lançamento no mercado com inúmeras funções novas. Você logo adquire este aparelho. O que você faz quando chega em casa? Logicamente, corre põe para carregar e começa a mexer. A sua intenção é aprender a usar o aparelho. Mas você não acha que está esquecendo alguma coisa? Será que só mexer, apertar daqui, apertar de lá é o suficiente para aprender a manusear bem o aparelho? E o potencial deste celular, repleto de funções, será que vai ser bem explorado? A resposta é simples: não! Certamente você perderá muito tempo mexendo. E qual seria a fórmula ideal para manuseá-lo bem  rapidamente? É simples, leia o manual.
     Esse exemplo ilustra bem a realidade da igreja no contexto atual. Engana-se quem pensa que hoje se difere muito do tempo da reforma protestante de Martinho Lutero, onde as pessoas eram enganadas pelas heresias que se propagavam pelos líderes religiosos, que só pensavam em fazer fortunas e ter o poder político nas mãos. Se levarmos em consideração que o acesso a palavra de Deus no século XVI (século da reforma) era extremamente restrito, essa realidade atual passa a ser mais crítica ainda, haja vista que qualquer um pode ter acesso a bíblia. Muitos cristãos hoje estão sendo enganados, ludibriados, roubados, por, simplesmente, não lerem o manual de instrução do cristão. Muitos estão vivendo uma vida medíocre, muito abaixo daquilo que o Senhor preparou para nossas vidas, por seguirem a homens e suas doutrinas distorcidas da palavra. 
     O povo está perecendo por falta de conhecimento. O Rei Salomão cheio da sabedoria do Espírito, indagou em Provérbios 1:22 "E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?". Essa indagação continua pertinente até hoje, e como continua. Há muitos tolos, perdidos, porque não leem a palavra de Deus. Há cristãos com um potencial enorme, mas não sabem usar esse potencial por que não leem o manual de instrução. Ler a bíblia é ler a vida da forma que Deus escreveu. A vida daquele que segue as instruções do criador nunca mais será a mesma, nunca mais você se contentará com menos do que esse manual, que é a palavra de Deus, diz que você pode. E sabe o que este manual diz que você pode: Filipenses 4:13 "Posso TODAS as coisas em Cristo que me fortalece!"
     "O Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento."(Provérbios- 2:6). Agora imagine você lendo o manual de instrução da vida ao lado do Autor da vida. Aquele que criou a vida e todas as suas peculiaridades, agora tem o prazer de te explicar tudo sobre ela. O Senhor quer o melhor para seus filhos, é por isso que Ele nos deixou o manual de instrução que é a bíblia sagrada. Além disso, Ele nos enviou o Espírito do conhecimento que é o Espírito Santo para nos ensinar acerca da palavra. Não há desculpas para vivermos errantes, enganados pelo diabo  e pelos falsos profetas. 
     Leia e estude a Palavra de Deus e você se encherá de conhecimento e discernimento. No momento em que a igreja do Senhor, que somos nós, buscarmos o conhecimento através da palavra se cumprirá em nossa geração o que falou o profeta Habacuque:
"E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar." (Habacuque- 2:14).
     Conheça e prossiga em conhecer a Palavra do Senhor. Se alimente da Palavra, estude a Palavra, viva na prática da Palavra.


Versículos relacionados:
Isaías 11:2 (Espírito do Conhecimento)
Oséias 4:16
joão 8:32
Salmos 16:11
Romanos 11:33


 



terça-feira, 20 de março de 2012

Dois tipos de sabedoria

    

 Que tipo de sabedoria controla sua vida?    

     Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é medida por quanto uma pessoa sabe, e a superior, pela consciência ela tem do que não sabe. Os verdadeiros sábios são os mais convictos da sua ignorância. Desconfiam das pessoas auto-suficientes. A arrogância é um atentado contra a lucidez e a inteligência.
     A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior compreende, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena. A sabedoria inferior é cheia de diplomas, na superior ninguém se gradua, não há mestres nem doutores, todos são eternos aprendizes. Que tipo de sabedoria controla sua vida?
     Duvidar das próprias convicções pode fortalecê-las se elas tiverem fundamento, ou pode abrir novas possibilidades de pensamento se elas forem frágeis e superficiais. Quem sabe utilizar a arte da dúvida vai ao encontro da sabedoria superior e por isso sempre considera o próprio conhecimento como uma pequena gota num oceano.

Agusto Cury (Mestre do Amor)  

domingo, 18 de março de 2012

As escolhas certas para um novo dia.


Neste dia eu:

Escolho o amor...

Nenhum fato justifica o ódio; não há injustiça que justifique amargura. Escolho o amor. Hoje amarei a Deus e o que Ele ama.

Escolho a alegria...

Convidarei o meu Deus para que seja o Deus da circunstancia. Recusarei a tentação de ser cínico... a ferramenta do pensador preguiçoso. Recusar-me-ei a ver as pessoas como nada menos que seres humanos, criados por Deus. Recusar-me-ei a ver qualquer problema como nada menos que uma oportunidade de ver Deus.

Escolho a paz...

Viverei o perdão. Perdoarei para que possa viver.

Escolho a paciência... Negligenciarei as inconveniências do mundo. Ao invés de amaldiçoar aquela que tenta tomar o meu lugar, convidá-lo-ei a fazer isto. Não reclamarei a longa espera, mas agradecerei a Deus pelo momento de oração. Ao invés de cerrar meus punhos face a novas designações, enfrentá-las-ei com alegria e coragem.

Escolho a generosidade...

Serei generoso para com os pobres, por estarem solitários. Generoso para com os ricos, por estarem temerosos. E generoso para com o mau, pois é assim que Deus tem tratado a mim.

Escolho a virtude...

Prefiro ficar sem um tostão a ganhar algum desonestamente. Serei negligenciado para não ser jactante. Confessarei antes que seja acusado. Prefiro a virtude.

Escolho a fidelidade...

Hoje cumprirei minhas promessas. Meus devedores não lastimarão sua confiança. Meus associados não questionarão minha palavra. Minha esposa não questionará meu amor. E meus filhos nunca temerão que seu pai possa não retornar ao lar.

Escolho a mansidão...

Nada pode ser vencido à força. Escolho a mansidão. Se levantar a minha voz, que ela possa ser apenas em louvor. Caso cerre meus punhos, que seja em oração. Caso dê uma ordem, que seja apenas para mim mesmo.

Escolho o autocontrole...

Sou um ser espiritual. Após a morte desde corpo, meu espírito subirá. Recuso-me a permitir que a podridão domine o que é eterno. Escolho o autocontrole. Ficarei embriagado apenas pela alegria. Comovido apenas pela minha fé. Serei influenciado apenas por Deus. Serei ensinado apenas por Cristo. Escolho o autocontrole.

Amor, alegria, paz, paciência, generosidade, virtude, fidelidade, mansidão, autocontrole. A estes submeto meu dia. Caso seja bem-sucedido, louvarei a Deus. Se falhar, buscarei sua graça. E então, ao anoitecer, colocarei minhas cabeça sobre o travesseiro e descansarei.



Por : Max Lucado

terça-feira, 13 de março de 2012

Parábola das pedras



Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. (Provérbios 31:10).

Eu preciso alertá-lo, leitor, antes que você comece. Estas palavras são jóias antigas minadas da pedreira da minha vida. Apenas as leia se você ousar valorizá-las. Seria melhor nunca saber do que saber e não obedecer.
As mãos que as escrevem agora estão velhas, enrugadas pelo sol e pelo trabalho. Mas a mente que as guia é sábia –
sábia pelos anos
sábia pelos fracassos
sábia pela tristeza.
Eu sou Asmara, comerciante de pedras finas.
Eu sou um vendedor de pedras. Viajo de uma cidade para outra. Compro jóias dos escavadores em uma terra e vendo aos compradores de outra. Resisti a noites de águas tempestuosas. Andei dias no calor de deserto. Jantei com reis. Bebi com miseráveis. Minhas mãos seguraram os rubis mais finos e afagaram os casacos de pele mais macios. Mas trocaria tudo isso por uma jóia que eu nunca conheci.
Não foi por falta de oportunidade que eu nunca a segurei. Houve uma vez em Madri quando eu era jovem. Não, não foi por falta de oportunidade. Foi por falta de sabedoria. A jóia estava em minha mão, mas eu a troquei por uma imitação. E agora temo que meus dias acabem sem que eu conheça a beleza da pedra preciosa.
Eu nunca conheci o verdadeiro amor.
Conheci abraços. Vi a beleza. Mas nunca conheci o amor.
Se eu tivesse aprendido a reconhecer o amor como aprendi a reconhecer pedras!
Meu pai me ensinou sobre pedras. Ele era um cortador de jóia. Ele me colocava sentado à mesa diante de uma dúzia de esmeraldas. “Uma é verdadeira”, ele me dizia. “As outras são falsas. Encontre a jóia verdadeira”.
Eu pensava – estudando uma após a outra. Finalmente eu escolhia. Eu sempre estava errado.
“O segredo”, ele dizia, “não está na superfície da pedra; está dentro dela. Uma jóia verdadeira tem um brilho. Bem dentro da pedra preciosa há um brilho. A superfície pode sempre ser polida para brilhar, mas com o tempo o brilho enfraquece. Entretanto, a pedra cujo brilho vem de dentro nunca desbotará”.
Com os anos, meus olhos aprenderam a apontar as pedras verdadeiras. Nunca sou enganado. As pedras que compro são autênticas. As pedras preciosas que vendo são verdadeiras. Aprendi a ver a luz que vem de dentro.
Se eu tivesse aprendido o mesmo sobre o amor.
Mas eu fui enganado, caro leitor, eu fui enganado.
Passei minha vida em lugares que não deveria ter ido, procurando por alguém com olhos brilhantes, cabelo bonito, um sorriso encantador, e roupas luxuosas. Procurei por uma mulher com beleza exterior, mas sem valor verdadeiro. E fui deixado com um vazio.
Uma vez eu quase a encontrei. Há muitos anos atrás em Madri, conheci a filha de um fazendeiro. Seu jeito era simples. Seu amor era puro. Seus olhos eram honestos. Mas seu aspecto era comum. Ela me amou. Ela ficou comigo em todas as situações. Dentro dela havia um brilho de devoção como eu nunca vi.
Mas eu continuei a procurar por alguém cuja beleza desse brilho ao resto.
Quantas vezes esperei pelo coração bondoso daquela fazendeira, seu sorriso doce, sua lealdade? Se eu soubesse que a beleza verdadeira é encontrada do lado de dentro, não do lado de fora. Se eu soubesse, quantas lágrimas eu teria economizado? 
Eu teria trocado imediatamente mil pedras preciosas pelo coração verdadeiro de alguém que me amou.
Caro leitor, preste atenção ao meu aviso. Olhe bem de perto as pedras antes de abrir sua carteira. O brilho do amor verdadeiro vem de dentro e se fortalece com o passar do tempo.
Preste atenção à minha advertência. Procure a pedra preciosa mais pura. Olhe bem dentro do coração para achar a maior beleza de todas. E quando você encontrar esta jóia, segure-se a ela e nunca a deixe ir. 
Porque nela você tem um tesouro que vale muito mais do que rubis.
Procure a beleza e perca o amor.
Mas procure o amor e encontre ambos.




Por : Max Lucado

domingo, 11 de março de 2012

Quem foi transformado transforma!


Um homem. Uma deficiência. Uma vida infeliz. Uma vida sem esperança. Diariamente era levado e jogado na porta de um templo. Sujo. Desprezado. Humilhado. Esquecido.
Ele vivia uma vida de limitações, de privações, de escassez, de necessidade. Necessitava de atenção, de carinho, de amor, de uma palavra, de um olhar. Um olhar diferente. Um olhar profundo, além dos seus defeitos. Um olhar na alma.
Tantos anos mendigando na porta do templo e o máximo que ele conseguia era algumas moedas. 
Mas eis que no caminho deste homem surgem dois homens que tinham uma vida transformada, cheia de esperança, cheia de unção. Unção essa que despedaçava todo julgo. Unção que libertava. Unção que curava.
Quando estes destinos opostos se cruzaram algo maravilhoso aconteceu. O impacto foi profundo. Providencial.
O homem lhes pediu esmola, como de costume fazia, e recebeu uma palavra inesperada, improvável de acontecer. Pedro então fitou os olhos no aleijado juntamente com João e disse: Olha para nós. E o aleijado os olhou atentamente esperando receber uma esmola, porém ele escutou algo impactante. Ele recebeu de Pedro um sonoro: "Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de JESUS CRISTO, levanta-te e anda!". Magnífico!
Quando os destinos desses homens se cruzaram algo extraordinário aconteceu.
Aqueles dois homens de Deus não só o curou  fisicamente como o curou espiritualmente...
Aquele homem teve um encontro com o novo, com a esperança, com a felicidade, com o imprevisível, com o improvável, com o maravilhoso, com JESUS...


Foi para transformar e impactar vidas que fomos chamados.
Transformar desertos em mananciais, levar água para os sedentos.
A unção que operava na vida de Pedro e João, opera nas nossas vidas hoje.
O Senhor conta com aqueles que tem a coragem de dizer: "Em nome de Jesus, levanta-te e anda!"
O Senhor conta com você!

Texto base: Atos: 3: 1 -10

quinta-feira, 8 de março de 2012

O fascinante JESUS


Que Homem é esse que com poucas palavras deixa maravilhados seus ouvintes?
Jesus dava respostas admiráveis em situações angustiantes.
Ele falou palavras inefáveis, apesar de sua boca estar edemaciada e sangrando.
Ninguém foi tão grande como Ele e ninguém soube se fazer tão pequeno.
Jesus foi desconsiderado pela ciência mas abalou seus alicerces.
Ele transformou pessoas ignorantes, ansiosas e intolerantes na mais fina estirpe de pensadores.
Ele não queria seguidores cegos, mas pessoas que conhecessem e que, por conhecê-lo, o amassem.
Quem andava com Jesus resgatava o sentido da vida e desejava ser eterno.
Jesus Cristo era tão agradável que as pessoas disputavam para ficar ao seu lado.
Ele exalava felicidade, emanava tranquilidade, fazia poesia no caos.
O passado, o presente e o futuro não o limitavam.
Jesus nos amou, e ainda nos ama, com todas as suas forças, apesar de saber que não somos gigantes nem heróis.
Ele nos ama incondicionalmente!
O amor o fez praticar atos que ultrapassam o limite do imaginável. Do ponto de vista psicológica, é impossível ir mais longe. É ilógico e incompreensível o que Deus e Seu filho fizeram pela humanidade. Jamais a capacidada de amar atingiu patamares tão altos. Na realidade, Eles esgotaram todas as possibilidades do amor.
Crucificado, Ele foi poético, afetivo, profundo e solidário. No ápice da dor física e emocional o Mestre da Vida produziu as mais belas poesias da solidariedade. Se os seres humanos fossem contagiados pela grandeza da sua humanidade, haveria mais felicidade e menos tristeza, o perfume da solidariedade circularia entre os povos. Todos são dignos de conhecer e amar o poeta do amor. Jesus veio para todos. No seu plano transcendental não há distinção de cor, raça, religião ou cultura.

Texto  baseado no livro:  "Mestre do Amor" de Augusto Cury.

sábado, 3 de março de 2012

A Palavra de Deus nas redes sociais: hipocrisia ou pregação?


     Todos nós sabemos que as redes sociais viraram uma febre nos últimos anos. Não importa o lugar, dos lugares mais prováveis aos menos prováveis, existe alguém postando algo em uma das redes sociais. Na verdade essas redes tornaram-se ferramentas de exposição de pensamentos e consequentemente tornaram-se ferramentas de propagação do evangelho de Jesus Cristo. Mas sinceramente há algo errado nisso tudo. Esse "modismo" de belas frases postadas nas redes sociais  e que não passam de palavras lançadas ao vento sem nenhum propósito, vai de encontro ao real sentido do evangelho.
     Preste atenção no que o apóstolo Tiago diz na sua epístola: "tornai-vos praticantes da palavra e não só ouvintes engando-vos a vós mesmos." (Tiago 1:22). Adaptando esse versículo a nossa realidade atual o apóstolo Tiago diria mais ou menos assim: "tornai-vos praticantes da palavra e não só retwitadores, leitores e postadores de mensagens, enganando-vos a vós mesmos."
     O que está errado nisso tudo é a falta da prática da palavra, pessoas que postam belas frases só por postar, mas que não sofreram a mudança que a palavra exige.  A hipocrisia que circula nas redes sociais tem permitido uma banalização da palavra de Deus, camuflado numa pregação sem vida do evangelho. O que se vê são palavras que não surte mais efeito, as pessoas apenas passa o olho, curti e nada mais que isso. Existem diversas correntes sem sentido onde as pessoas pensam que trará bençãos para suas vidas se enviarem várias mensagens para diversas pessoas. Na realidade falta unção. Falta praticar a palavra de Deus. Falta fazer da palavra de Deus parte integrante do seu agir.
     Antes de postar algo faça valer a pena essa palavra na sua vida, seja o primeiro a pratica-la. Seja impactado primeiro e repasse com a fé de que outras vidas serão impactadas. use seu espaço para proclamar uma palavra que é real na sua vida e que transformou o seu viver. Pratique antes para depois influenciar o próximo ou suas postagens não passarão de uma grande hipocrisia.

quinta-feira, 1 de março de 2012

"Esperar no Senhor"


   Lendo um pouco achei uma definição interessante, e porque não dizer ideal, acerca da palavra "esperar". Uma palavra muito utilizada no meio cristão. Ouvir a frase "esperar em Deus" é algo rotineiro nas nossas congregações, mas infelizmente não é algo presente de fato e atitude nas nossas vidas.
     Costumamos definir a ação de esperar como sendo uma atitude de ficar em algum lugar até que chegue alguém ou algo que se sabe que vai chegar. No entanto, gostaria de chamar a sua atenção para uma definição mais profunda desta palavra e principalmente quando se refere a esperar em Deus. A definição que me chamou a atenção foi que esperar significa "ter esperança e ter satisfação em acreditar". Essa sim é a verdadeira esperança no Senhor.
     Quando você espera verdadeiramente no Senhor você passa a ter satisfação na alma em acreditar no que o Senhor prometeu. A palavra do Senhor nos Salmos 147:11 diz que "o Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia". Em outra versão ela diz que "o Senhor se agrada dos que O temem e dos que colocam sua esperança no Seu amor leal".
     Amor leal! Por maior que seja o nosso amor pelo próximo, as circunstâncias da vida podem nos impedir de cumprir algo que nós prometemos a alguém. Mas o Senhor Deus cumpre integralmente aquilo que prometeu, pois o seu amor é leal em excesso. Por tanto esperar nesse Deus significa não se desesperar e sim descansar; não olhar para as dificuldades e sim enxergar somente a Cristo; significa não se abalar e sim se fortalecer na palavra; não apenas dizer de boca pra fora que espera no Senhor mas de fato. Quem descansa plenamente no poder e na bondade do Senhor lança sobre Ele todas as ansiedades e se satisfaz, se deleita em acreditar Naquele que nos tem um amor leal exagerado.
     Os que esperam no Senhor renovam as suas forças e descansam em meio a tempestades porque confiam plenamente no Seu poder.