terça-feira, 20 de março de 2012

Dois tipos de sabedoria

    

 Que tipo de sabedoria controla sua vida?    

     Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é medida por quanto uma pessoa sabe, e a superior, pela consciência ela tem do que não sabe. Os verdadeiros sábios são os mais convictos da sua ignorância. Desconfiam das pessoas auto-suficientes. A arrogância é um atentado contra a lucidez e a inteligência.
     A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior compreende, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena. A sabedoria inferior é cheia de diplomas, na superior ninguém se gradua, não há mestres nem doutores, todos são eternos aprendizes. Que tipo de sabedoria controla sua vida?
     Duvidar das próprias convicções pode fortalecê-las se elas tiverem fundamento, ou pode abrir novas possibilidades de pensamento se elas forem frágeis e superficiais. Quem sabe utilizar a arte da dúvida vai ao encontro da sabedoria superior e por isso sempre considera o próprio conhecimento como uma pequena gota num oceano.

Agusto Cury (Mestre do Amor)  

domingo, 18 de março de 2012

As escolhas certas para um novo dia.


Neste dia eu:

Escolho o amor...

Nenhum fato justifica o ódio; não há injustiça que justifique amargura. Escolho o amor. Hoje amarei a Deus e o que Ele ama.

Escolho a alegria...

Convidarei o meu Deus para que seja o Deus da circunstancia. Recusarei a tentação de ser cínico... a ferramenta do pensador preguiçoso. Recusar-me-ei a ver as pessoas como nada menos que seres humanos, criados por Deus. Recusar-me-ei a ver qualquer problema como nada menos que uma oportunidade de ver Deus.

Escolho a paz...

Viverei o perdão. Perdoarei para que possa viver.

Escolho a paciência... Negligenciarei as inconveniências do mundo. Ao invés de amaldiçoar aquela que tenta tomar o meu lugar, convidá-lo-ei a fazer isto. Não reclamarei a longa espera, mas agradecerei a Deus pelo momento de oração. Ao invés de cerrar meus punhos face a novas designações, enfrentá-las-ei com alegria e coragem.

Escolho a generosidade...

Serei generoso para com os pobres, por estarem solitários. Generoso para com os ricos, por estarem temerosos. E generoso para com o mau, pois é assim que Deus tem tratado a mim.

Escolho a virtude...

Prefiro ficar sem um tostão a ganhar algum desonestamente. Serei negligenciado para não ser jactante. Confessarei antes que seja acusado. Prefiro a virtude.

Escolho a fidelidade...

Hoje cumprirei minhas promessas. Meus devedores não lastimarão sua confiança. Meus associados não questionarão minha palavra. Minha esposa não questionará meu amor. E meus filhos nunca temerão que seu pai possa não retornar ao lar.

Escolho a mansidão...

Nada pode ser vencido à força. Escolho a mansidão. Se levantar a minha voz, que ela possa ser apenas em louvor. Caso cerre meus punhos, que seja em oração. Caso dê uma ordem, que seja apenas para mim mesmo.

Escolho o autocontrole...

Sou um ser espiritual. Após a morte desde corpo, meu espírito subirá. Recuso-me a permitir que a podridão domine o que é eterno. Escolho o autocontrole. Ficarei embriagado apenas pela alegria. Comovido apenas pela minha fé. Serei influenciado apenas por Deus. Serei ensinado apenas por Cristo. Escolho o autocontrole.

Amor, alegria, paz, paciência, generosidade, virtude, fidelidade, mansidão, autocontrole. A estes submeto meu dia. Caso seja bem-sucedido, louvarei a Deus. Se falhar, buscarei sua graça. E então, ao anoitecer, colocarei minhas cabeça sobre o travesseiro e descansarei.



Por : Max Lucado

terça-feira, 13 de março de 2012

Parábola das pedras



Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. (Provérbios 31:10).

Eu preciso alertá-lo, leitor, antes que você comece. Estas palavras são jóias antigas minadas da pedreira da minha vida. Apenas as leia se você ousar valorizá-las. Seria melhor nunca saber do que saber e não obedecer.
As mãos que as escrevem agora estão velhas, enrugadas pelo sol e pelo trabalho. Mas a mente que as guia é sábia –
sábia pelos anos
sábia pelos fracassos
sábia pela tristeza.
Eu sou Asmara, comerciante de pedras finas.
Eu sou um vendedor de pedras. Viajo de uma cidade para outra. Compro jóias dos escavadores em uma terra e vendo aos compradores de outra. Resisti a noites de águas tempestuosas. Andei dias no calor de deserto. Jantei com reis. Bebi com miseráveis. Minhas mãos seguraram os rubis mais finos e afagaram os casacos de pele mais macios. Mas trocaria tudo isso por uma jóia que eu nunca conheci.
Não foi por falta de oportunidade que eu nunca a segurei. Houve uma vez em Madri quando eu era jovem. Não, não foi por falta de oportunidade. Foi por falta de sabedoria. A jóia estava em minha mão, mas eu a troquei por uma imitação. E agora temo que meus dias acabem sem que eu conheça a beleza da pedra preciosa.
Eu nunca conheci o verdadeiro amor.
Conheci abraços. Vi a beleza. Mas nunca conheci o amor.
Se eu tivesse aprendido a reconhecer o amor como aprendi a reconhecer pedras!
Meu pai me ensinou sobre pedras. Ele era um cortador de jóia. Ele me colocava sentado à mesa diante de uma dúzia de esmeraldas. “Uma é verdadeira”, ele me dizia. “As outras são falsas. Encontre a jóia verdadeira”.
Eu pensava – estudando uma após a outra. Finalmente eu escolhia. Eu sempre estava errado.
“O segredo”, ele dizia, “não está na superfície da pedra; está dentro dela. Uma jóia verdadeira tem um brilho. Bem dentro da pedra preciosa há um brilho. A superfície pode sempre ser polida para brilhar, mas com o tempo o brilho enfraquece. Entretanto, a pedra cujo brilho vem de dentro nunca desbotará”.
Com os anos, meus olhos aprenderam a apontar as pedras verdadeiras. Nunca sou enganado. As pedras que compro são autênticas. As pedras preciosas que vendo são verdadeiras. Aprendi a ver a luz que vem de dentro.
Se eu tivesse aprendido o mesmo sobre o amor.
Mas eu fui enganado, caro leitor, eu fui enganado.
Passei minha vida em lugares que não deveria ter ido, procurando por alguém com olhos brilhantes, cabelo bonito, um sorriso encantador, e roupas luxuosas. Procurei por uma mulher com beleza exterior, mas sem valor verdadeiro. E fui deixado com um vazio.
Uma vez eu quase a encontrei. Há muitos anos atrás em Madri, conheci a filha de um fazendeiro. Seu jeito era simples. Seu amor era puro. Seus olhos eram honestos. Mas seu aspecto era comum. Ela me amou. Ela ficou comigo em todas as situações. Dentro dela havia um brilho de devoção como eu nunca vi.
Mas eu continuei a procurar por alguém cuja beleza desse brilho ao resto.
Quantas vezes esperei pelo coração bondoso daquela fazendeira, seu sorriso doce, sua lealdade? Se eu soubesse que a beleza verdadeira é encontrada do lado de dentro, não do lado de fora. Se eu soubesse, quantas lágrimas eu teria economizado? 
Eu teria trocado imediatamente mil pedras preciosas pelo coração verdadeiro de alguém que me amou.
Caro leitor, preste atenção ao meu aviso. Olhe bem de perto as pedras antes de abrir sua carteira. O brilho do amor verdadeiro vem de dentro e se fortalece com o passar do tempo.
Preste atenção à minha advertência. Procure a pedra preciosa mais pura. Olhe bem dentro do coração para achar a maior beleza de todas. E quando você encontrar esta jóia, segure-se a ela e nunca a deixe ir. 
Porque nela você tem um tesouro que vale muito mais do que rubis.
Procure a beleza e perca o amor.
Mas procure o amor e encontre ambos.




Por : Max Lucado

domingo, 11 de março de 2012

Quem foi transformado transforma!


Um homem. Uma deficiência. Uma vida infeliz. Uma vida sem esperança. Diariamente era levado e jogado na porta de um templo. Sujo. Desprezado. Humilhado. Esquecido.
Ele vivia uma vida de limitações, de privações, de escassez, de necessidade. Necessitava de atenção, de carinho, de amor, de uma palavra, de um olhar. Um olhar diferente. Um olhar profundo, além dos seus defeitos. Um olhar na alma.
Tantos anos mendigando na porta do templo e o máximo que ele conseguia era algumas moedas. 
Mas eis que no caminho deste homem surgem dois homens que tinham uma vida transformada, cheia de esperança, cheia de unção. Unção essa que despedaçava todo julgo. Unção que libertava. Unção que curava.
Quando estes destinos opostos se cruzaram algo maravilhoso aconteceu. O impacto foi profundo. Providencial.
O homem lhes pediu esmola, como de costume fazia, e recebeu uma palavra inesperada, improvável de acontecer. Pedro então fitou os olhos no aleijado juntamente com João e disse: Olha para nós. E o aleijado os olhou atentamente esperando receber uma esmola, porém ele escutou algo impactante. Ele recebeu de Pedro um sonoro: "Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de JESUS CRISTO, levanta-te e anda!". Magnífico!
Quando os destinos desses homens se cruzaram algo extraordinário aconteceu.
Aqueles dois homens de Deus não só o curou  fisicamente como o curou espiritualmente...
Aquele homem teve um encontro com o novo, com a esperança, com a felicidade, com o imprevisível, com o improvável, com o maravilhoso, com JESUS...


Foi para transformar e impactar vidas que fomos chamados.
Transformar desertos em mananciais, levar água para os sedentos.
A unção que operava na vida de Pedro e João, opera nas nossas vidas hoje.
O Senhor conta com aqueles que tem a coragem de dizer: "Em nome de Jesus, levanta-te e anda!"
O Senhor conta com você!

Texto base: Atos: 3: 1 -10

quinta-feira, 8 de março de 2012

O fascinante JESUS


Que Homem é esse que com poucas palavras deixa maravilhados seus ouvintes?
Jesus dava respostas admiráveis em situações angustiantes.
Ele falou palavras inefáveis, apesar de sua boca estar edemaciada e sangrando.
Ninguém foi tão grande como Ele e ninguém soube se fazer tão pequeno.
Jesus foi desconsiderado pela ciência mas abalou seus alicerces.
Ele transformou pessoas ignorantes, ansiosas e intolerantes na mais fina estirpe de pensadores.
Ele não queria seguidores cegos, mas pessoas que conhecessem e que, por conhecê-lo, o amassem.
Quem andava com Jesus resgatava o sentido da vida e desejava ser eterno.
Jesus Cristo era tão agradável que as pessoas disputavam para ficar ao seu lado.
Ele exalava felicidade, emanava tranquilidade, fazia poesia no caos.
O passado, o presente e o futuro não o limitavam.
Jesus nos amou, e ainda nos ama, com todas as suas forças, apesar de saber que não somos gigantes nem heróis.
Ele nos ama incondicionalmente!
O amor o fez praticar atos que ultrapassam o limite do imaginável. Do ponto de vista psicológica, é impossível ir mais longe. É ilógico e incompreensível o que Deus e Seu filho fizeram pela humanidade. Jamais a capacidada de amar atingiu patamares tão altos. Na realidade, Eles esgotaram todas as possibilidades do amor.
Crucificado, Ele foi poético, afetivo, profundo e solidário. No ápice da dor física e emocional o Mestre da Vida produziu as mais belas poesias da solidariedade. Se os seres humanos fossem contagiados pela grandeza da sua humanidade, haveria mais felicidade e menos tristeza, o perfume da solidariedade circularia entre os povos. Todos são dignos de conhecer e amar o poeta do amor. Jesus veio para todos. No seu plano transcendental não há distinção de cor, raça, religião ou cultura.

Texto  baseado no livro:  "Mestre do Amor" de Augusto Cury.

sábado, 3 de março de 2012

A Palavra de Deus nas redes sociais: hipocrisia ou pregação?


     Todos nós sabemos que as redes sociais viraram uma febre nos últimos anos. Não importa o lugar, dos lugares mais prováveis aos menos prováveis, existe alguém postando algo em uma das redes sociais. Na verdade essas redes tornaram-se ferramentas de exposição de pensamentos e consequentemente tornaram-se ferramentas de propagação do evangelho de Jesus Cristo. Mas sinceramente há algo errado nisso tudo. Esse "modismo" de belas frases postadas nas redes sociais  e que não passam de palavras lançadas ao vento sem nenhum propósito, vai de encontro ao real sentido do evangelho.
     Preste atenção no que o apóstolo Tiago diz na sua epístola: "tornai-vos praticantes da palavra e não só ouvintes engando-vos a vós mesmos." (Tiago 1:22). Adaptando esse versículo a nossa realidade atual o apóstolo Tiago diria mais ou menos assim: "tornai-vos praticantes da palavra e não só retwitadores, leitores e postadores de mensagens, enganando-vos a vós mesmos."
     O que está errado nisso tudo é a falta da prática da palavra, pessoas que postam belas frases só por postar, mas que não sofreram a mudança que a palavra exige.  A hipocrisia que circula nas redes sociais tem permitido uma banalização da palavra de Deus, camuflado numa pregação sem vida do evangelho. O que se vê são palavras que não surte mais efeito, as pessoas apenas passa o olho, curti e nada mais que isso. Existem diversas correntes sem sentido onde as pessoas pensam que trará bençãos para suas vidas se enviarem várias mensagens para diversas pessoas. Na realidade falta unção. Falta praticar a palavra de Deus. Falta fazer da palavra de Deus parte integrante do seu agir.
     Antes de postar algo faça valer a pena essa palavra na sua vida, seja o primeiro a pratica-la. Seja impactado primeiro e repasse com a fé de que outras vidas serão impactadas. use seu espaço para proclamar uma palavra que é real na sua vida e que transformou o seu viver. Pratique antes para depois influenciar o próximo ou suas postagens não passarão de uma grande hipocrisia.

quinta-feira, 1 de março de 2012

"Esperar no Senhor"


   Lendo um pouco achei uma definição interessante, e porque não dizer ideal, acerca da palavra "esperar". Uma palavra muito utilizada no meio cristão. Ouvir a frase "esperar em Deus" é algo rotineiro nas nossas congregações, mas infelizmente não é algo presente de fato e atitude nas nossas vidas.
     Costumamos definir a ação de esperar como sendo uma atitude de ficar em algum lugar até que chegue alguém ou algo que se sabe que vai chegar. No entanto, gostaria de chamar a sua atenção para uma definição mais profunda desta palavra e principalmente quando se refere a esperar em Deus. A definição que me chamou a atenção foi que esperar significa "ter esperança e ter satisfação em acreditar". Essa sim é a verdadeira esperança no Senhor.
     Quando você espera verdadeiramente no Senhor você passa a ter satisfação na alma em acreditar no que o Senhor prometeu. A palavra do Senhor nos Salmos 147:11 diz que "o Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia". Em outra versão ela diz que "o Senhor se agrada dos que O temem e dos que colocam sua esperança no Seu amor leal".
     Amor leal! Por maior que seja o nosso amor pelo próximo, as circunstâncias da vida podem nos impedir de cumprir algo que nós prometemos a alguém. Mas o Senhor Deus cumpre integralmente aquilo que prometeu, pois o seu amor é leal em excesso. Por tanto esperar nesse Deus significa não se desesperar e sim descansar; não olhar para as dificuldades e sim enxergar somente a Cristo; significa não se abalar e sim se fortalecer na palavra; não apenas dizer de boca pra fora que espera no Senhor mas de fato. Quem descansa plenamente no poder e na bondade do Senhor lança sobre Ele todas as ansiedades e se satisfaz, se deleita em acreditar Naquele que nos tem um amor leal exagerado.
     Os que esperam no Senhor renovam as suas forças e descansam em meio a tempestades porque confiam plenamente no Seu poder.